A flambagem nada mais é do que literalmente "tacar fogo" na comida que você está preparando.
Toca-se fogo, mas tudo de forma controlada. Do contrário, prepare-se para acionar o seu seguro residencial.
A técnica é simples, mas depende de algumas variáveis: temperatura, umidade, teor alcoólico da bebida etc.
De regra, a panela deve estar quente (para que o álcool da bebida a ser utilizada vaporize), sem qualquer líquido (pois o vapor da água impede a "ignição") e o teor alcoólico da bebida deve ser superior a 40%.
Bom, com a panela no fogo e com o alimento sem "água" (geralmente grelhando), coloca-se uma dose da bebida desejada no canto da panela, para logo após incliná-la (no sentido contrário ao seu corpo, por medido de segurança) para dar a "ignição" no vapor do álcool.
Para que o fogo não apague imediatamente, salte-a-se o alimento. Assim libera-se mais vapor do álcool enquanto o fogo ainda está acesso.
Vai-se o álcool, fica o sabor residual da bebida e do "chamuscado" dado ao alimento (o gosto do "queimadinho" é que faz uma diferença...).
A técnica pode ser utilizada em prato frios, desde que secos. Você pode flambar um um pedaço de bolo, ou até mesmo o Sashimi, basta querer. Neste caso, despeja uma pequena quantidade da bebida sobre o que deseja flambar e acenda com um fósforo.
Teores inferiores até podem ser utilizados, mas dificilmente pegarão fogo. Não por outro motivo que geralmente se utiliza o vinho para Deglacear e não para flambar.
Em teoria, qualquer bebida alcoólica poderá ser utilizada para flambar. As mais comuns são o Conhaque (Brandy), o Wisky e o Rum, mas você poderá utilizar Cachaça, Vodka, Licor etc.
O mais utilizado é o Conhaque porque ele é um destilado de...vinho! Ele acrescenta mais "sabor" residual do que as outras bebidas como a Vodka ou Cachaça.
Utilize esta técnica em carnes, massas, frutas etc. você não se arrependerá.
Utilize esta técnica em carnes, massas, frutas etc. você não se arrependerá.
Muito bom, fiz no molho de maçã verde e ficou muito bom...
ResponderExcluirAbraço