_______________________________

Flambar

A flambagem nada mais é do que literalmente "tacar fogo" na comida que você está preparando.

Toca-se fogo, mas tudo de forma controlada. Do contrário, prepare-se para acionar o seu seguro residencial.

A técnica é simples, mas depende de algumas variáveis: temperatura, umidade, teor alcoólico da bebida etc.


De regra, a panela deve estar quente (para que o álcool da bebida a ser utilizada vaporize), sem qualquer líquido (pois o vapor da água impede a "ignição") e o teor alcoólico da bebida deve ser superior a 40%.

Bom, com a panela no fogo e com o alimento sem "água" (geralmente grelhando), coloca-se uma dose da bebida desejada no canto da panela, para logo após incliná-la (no sentido contrário ao seu corpo, por medido de segurança) para dar a "ignição" no vapor do álcool.

Para que o fogo não apague imediatamente, salte-a-se o alimento. Assim libera-se mais vapor do álcool enquanto o fogo ainda está acesso.

Vai-se o álcool, fica o sabor residual da bebida e do  "chamuscado" dado ao alimento (o gosto do "queimadinho" é que faz uma diferença...).

A técnica pode ser utilizada em prato frios, desde que secos. Você pode flambar um um pedaço de bolo, ou até mesmo o Sashimi, basta querer. Neste caso, despeja uma pequena quantidade da bebida sobre o que deseja flambar e acenda com um fósforo.

Teores inferiores até podem ser utilizados, mas dificilmente pegarão fogo. Não por outro motivo que geralmente se utiliza o vinho para Deglacear e não para flambar.

Em teoria, qualquer bebida alcoólica poderá ser utilizada para flambar. As mais comuns são o Conhaque (Brandy), o Wisky  e o Rum, mas você poderá utilizar Cachaça, Vodka, Licor etc.

O mais utilizado é o Conhaque porque ele é um destilado de...vinho! Ele acrescenta mais "sabor" residual do que as outras bebidas como a Vodka ou Cachaça.

Utilize esta técnica em carnes, massas, frutas etc. você não se arrependerá.

Um comentário:

Obrigado por ler post e comentar...valeu!