Esta é a receita mais básica de Risoto. Com ela, você poderá fazer diversos "sabores" deste prato.
- 4 xícaras de Arroz Arbóreo
- 1 Cebola Branca média
- 1 ou 2 dentes de Alho
- 1 taça de Vinho Branco Seco (se for de qualidade, certamente não estará escrito seco nele, muito menos suave)
- 1,5 litros de Caldo de Legumes (ou do sabor mais próximo do "sabor" do Risoto que será feito) - não adianta utilizar um Caldo de Bacon para fazer um Risoto de Abobrinha, pois a combinação não irá funcionar
- 2 colheres de Manteiga ou Creme de Leite 48%
- 1/2 xícara de Queijo Parmesão ou Pecorino ralado
- Sal a gosto
- Pimenta do Reino moída na hora
- Azeite
O preparo é simples:
Coloque o Caldo de Legumes a ferver. Deixe uma chaleira com água quente para uma emergência.
Pique o Alho e a Cebola (no menor tamanho que conseguires - se não conseguir, pode passar pelo processador ou pelo liquidificador) e os coloque na panela para fritar, juntamente com umas 04 colheres de Azeite.
Deixe a cebola amolecer, mas sem queimar. O próximo passo é acrescentar o Arroz Arbóreo. Deixe-o fritar por alguns minutos, sempre mexendo, até que ele mude de cor (de transparente para branco opaco).
Acrescente o Vinho Branco e siga mexendo...sempre. *Se você quiser fazer um Risoto com "sabor", neste momento se inicia o processo "secundário" - que será objeto de outros postagem/receita.
continuando... assim que o vinho secar, comece a acrescentar o Caldo (que deverá estar fervendo - para não interferir no cozimento do Arroz). Dependendo do "sabor" que você quiser dar ao seu Rizoto, este é momento de acrescentar parte do "sabor".
Agora começa o longo processo de mexer e acrescentar o Caldo. Sempre acrescente o suficiente para cobrir o Arroz. Siga mexendo até que o Caldo reduza e o Arroz comece a secar. Ai acrescente o Caldo novamente.
Este processo se repetirá por uns 20/30 minutos. Se o caldo acabar antes do Arroz estar cozido, utilize água fervente.
Quando o Arroz tiver mais que duplicado de tamanho e estiver "al dente" o cozimento terá encerrado. Ele deverá estar levemente cremoso. Deixe ele descansar por alguns minutos com a tampa fechada.
Chegou a hora de finalizar. Corrija o Sal (pois dependendo do caldo utilizado, ele estará mais ou menos salgado), acrescente a Manteiga ou o Creme de Leite e, por último, o Queijo ralado.
Mexa o suficiente para incorporar estes últimos ingredientes para dar a cremosidade final ao Risoto.
Pronto. Agora é só servir.
Não desista se der errado na primeira tentativa. Isso é normal. Não se exite demasiadamente se der certo da primeira vez, pois isso também é normal. O "negócio" é aprender a técnica correta, para não errar quando você for preparar aquele Risoto Especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ler post e comentar...valeu!