Uma receita da culinária clássica, bela, realmente saborosa.
Há tempos pensava em "desbravar" esta receita. Sempre tive vontade, mas nunca levei consegui levar este desejo à diante.
Há tempos pensava em "desbravar" esta receita. Sempre tive vontade, mas nunca levei consegui levar este desejo à diante.
Mas um dia consegui um Pato "caipira" (ou "orgânico"), que veio diretamente da fazenda da minha mãe...
É um tipo de carne um pouco mais dura, mas se fizer no ponto certo, ficará razoavelmente macio.
Receita para 2 pessoas como pato principal.
Ingredientes:
- 1 Peito de Pato (inteiro com osso ou dois "lados") com pele
- Sal a gosto
- Pimenta do Reino a gosto
- 1 colher de Sopa de Azeite
- 1 colher de Sopa Manteiga
- 1 pitada de Tomilho Fresco ou Sálvia
O preparo é simples:
Pegue cada um dos lados do peito de pato e, com uma faca bem afiada, faça cortes em "xadrez" na pele. Podem ser cortes perpendiculares, apenas.
O importante é fazer os cortes, pois a pele do pato é muito mais grossa do que a de frango, e isso fará com que ela "derreta" mais facilmente, soltando os sabores na carne, sem que o pato fique muito passado.
Tempero o peito com Sal e Pimenta e coloque a frigideira para aquecer (quanto mais grossa a frigideira, melhor, pois o calor "segura" mais tempo e cozinha melhor o alimento, evitando que ele "ague").
Agora acrescente o Azeite na frigideira e coloque o Peito para Grelhar (só coloque os 2 ao mesmo tempo se a frigideira for grossa e o fogo bem forte). Espere 1 minuto e abaixe um pouco o fogo (mas só se o seu fogão for bom - com uma chama forte, do contrário deixe o fogo no máximo).
Isso evitará que a pele do Pato queime, em vez de derreter.
Deixe o Peito grelhando por uns 4 minutos e depois vire.
Cuide para que o fogo não fique forte o suficiente para queimar a parte externa do Peito, sem cozinhá-lo por dentro. Nem fraco o suficiente para "aguar" a frigideira.
Deixe-o grelhando pelos mesmos 4 minutos.
Agora é só retirar e deixá-lo descansar por alguns minutos.
Enquanto isso, coloque o Tomilho Fresco (ou a Sálvia) e a Manteiga na frigideira para que ela incorpore os sabores do "fundo" da frigideira. Basta deixá-la derreter e começar a "estalar".
Pronto, com a mesma faca afiada de antes, corte os Peitos do Pato no sentido perpendicular e em fatias finas (para não se notar a dureza da carne).
Após colocá-la no prato, regue-o com a manteiga da frigideira.
Utilize o acompanhamento que você quiser. Fica muito bom mesmo.
Eu não me arrependi de fazer.
Tente, com todas as suas forças, jamais deixar a carne "aguar" na frigideira. Este processo estraga qualquer textura, principalmente nas carnes mais "difíceis" de trabalhar, como pato, peixe, camarão etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ler post e comentar...valeu!