Uma receita realmente muito boa. Impressiona pelo resultado, mas não pelo trabalho de fazê-la.
Receita para 2 pessoas (mas exige acompanhamento).
Receita para 2 pessoas (mas exige acompanhamento).
- 1 pedaço de Atum de 500 g cortado ao cumprido tipo "lombo" bem fresco - (você poderá utilizar ele em cubos, sem nenhum problema - basta que cada pedaço tenha grossura suficiente e ser fresco)
- Gergelim (preto ou branco, torrado ou cru) em quantidade suficiente (um saquinho serve para várias vezes)
- Coentro (semente) moído - se for na hora, melhor
- Pimenta do Reino moída - se for na hora, melhor
- Manteiga
- Azeite
- Sal a gosto
Para o molho - dispensável, mas muito bom.
- 1/4 de xícara de Vinagre Balsâmico
- 1/2 de xícara de Molho de Soja (Shoyo)
- 1/2 de xícara de Açúcar
O preparo é simples:
Vou considerar que o Atum já está cortado no tamanho desejado. Se você não tem a destreza manual necessária para preparar o pedaço que irá utilizar, compre o pedaço já cortado pelo peixeiro.
Bom, independentemente de onde veio o peixe (mas principalmente se você já comprou o pedaço cortado), você deverá limpá-lo, utilize guardanapos de papel para isso.
Misture o Gergelim, o Coentro moído e a Pimenta do Reino.
Tempere o Atum com o Sal, e só depois passe-o na mistura. Para fazer isso, basta colocar o temperos em um prato raso ou em uma forma. Provavelmente o Atum terá um formato triangular ou quadrangular. Neste caso, aperte-o contra os temperos misturados tantas vezes, quantos forem os lados do Atum. se ele for redondo, basta rolá-lo sobre os temperos.
Use a pressão necessária para que os temperos grudem no peixe. Claro que se você mexê-lo muito, o tempero cairá. Então, cuidado. A fritura fara com que os temperos fiquem bem grudados no Atum.
Agora é só colocar um ou duas colheres de Manteiga em uma frigideira (coloque um pouco de Azeite para a Manteiga não queimar - ou use só o Azeite se você preferir).
Assim que a panela estiver quente o suficiente, pode colocar o Atum para fritar (em fogo bem alto). Um minutinho de cada lado, por isso o fogo deve ser alto e a panela deve estar bem quente.
O fundamental neste prato é não cozinhar o Atum, mas apenas fazer uma crosta. Se você fizer certo, ele deverá ficar mais ou menos deste jeito.
Depois de fritar cada um dos lado do Atum, retire-o da frigideira e deixe-o descansar por alguns minutos.
Enquanto o peixe esfria, coloque na mesma frigideira o Açúcar, o Vinagre Balsâmico e o Shoyo. Deixe o molho apurar por alguns minutos (redução). O ponto certo ocorrerá quando ele espumar bastante (isso significa que a calda está grossa o suficiente).
No tempo em que você fez o molho, o peixe terá esfriado um pouco, o que terá feito a crosta amolecer um pouco. Assim você poderá cortar o Atum sem que ele se desmanche.
Corte com cuidado (sem fazer muita pressão e com uma faca bem afiada) em fatias com espessura de uns 2 cm (ou de um dedo).
Agora é só servir o Atum e colocar o molho por cima.
É realmente muito bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ler post e comentar...valeu!