_______________________________

Apresentação

Olá visitantes, sejam bem vindos ao meu Blog. 

Nele, publicarei a minha versão de várias receitas, bem como disponibilizarei diversas receitas básicas de molhos, vinagretes, massas, emulsões etc.

Também ensinarei dicas úteis com informações que, geralmente, são omitidas nos livros comuns de receita. Eventualmente, disponibilizarei algumas técnicas culinárias, em especial aquelas utilizadas nas receitas  que serão publicadas.


Dai vem a pergunta: Mas por que "a sua versão"?

Simples. Porque, provavelmente, não publicarei nenhuma receita "original" (afinal não foram "criadas" por mim, tampouco serão idênticas as originalmente criadas). O tempo, o lugar, os ingredientes, os equipamentos, o estilo, tudo influencia e altera a "originalidade" de uma receita.

Para ficar claro, pense em uma FEIJOADA. Dizer que existe uma receita "estanque" ou "certa" de feijoada, é cometer grandessíssima gafe. A receita original de feijoada se perdeu no tempo e nas variações de ingredientes (muitos deles sequer usados hoje - com exceção do feijão, claro).

Temos uma evolução de mais de 500 anos na receita de feijoada. Existem feijoadas com as mais variadas espécies de feijão (preto, carioca etc.)

Fazer uma receita é como escrever um texto, cada um tem um estilo próprio de escrever. Logo, de cozinhar. Nós utilizamos palavras (ingredientes) diferentes e figuras de linguagem (temperos), em maior ou menor intensidade. E, muito embora o resultado final do texto (receita) seja semelhante, o caminho percorrido não é.

A sensação proporcionada ao "interlocutor" da receita será diferente.

Bom, chega de teoria por hoje....