_______________________________

Certo ou Errado

Não se engane, salvo em casos excepcionais, não há certo e errado na cozinha.

Haverá, quando muito, uma receita diferente ou a sua versão de determinado prato.

Claro que se você substituir ou não utilizar um determinado ingrediente ou determinado tempero (que caracteriza o prato), você estará se afastando cada vez mais da receita original. 


Ao substituir ou suprimir um ingrediente ingrediente, você criará uma versão diferente daquele prato, que poderá, ou não, se assemelhar ao original. Mas nenhum problema nisso, desde que o resultado seja satisfatório.

Certamente você irá cozinhar de forma diferente da forma que eu cozinho. Nem poderia ser diferente, o meu fogão não é igual ao seu, as minhas panelas não são iguais as suas. Até mesmo as "técnicas" culinárias que eu utilizo (ou não utilizo) serão diferentes das suas.

O importante é alcançar o objetivo pretendido. Se o prato ficar saboroso, é o que importa. Você está feliz com o resultado.....tá valendo.

Mas veja bem, nada de atalhos...  "estrogonofe" com ketchup, por favor...nem pensar. Existem receitas tão "atalhadas" que nem se assemelham à original (e isto no mau sentido).

Outra informação importante é saber que: modificar uma receita, às vezes, pode não ser um bom negócio.

São as receitas "alquímicas".

É que neste tipo de receita, a proporção entre ingredientes é fundamental.

Os dois principais grupos de receitas "alquímicas" são as de panificação (entenda-se por qualquer receita que envolva massas, sejam elas doces, sejam elas salgadas) e as de sobremesa (até porque, grande parte delas passa pela panificação).

É a proporção entre os ingredientes o fator determinante para que o bolo fique fofinho e leve, em vez de pesado e abatumado.

Algumas vezes, nem mesmo a "dobra" de ingredientes funcionará. Fazer um bolo com 300 gramas de farinha não é o mesmo que fazer um bolo com 600 g de farinha. Não adianta dobrar o restante dos ingredientes que  a receita, provavelmente, não alcançará o resultado esperado.

Veja bem, nada impede que você tente modificar a receita, mas não se surpreenda se o resultado não agradar.

Bom, vá lá, crie a sua versão, mas faça com cuidado e com o mínimo de bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler post e comentar...valeu!