Um prato realmente muito bom, e se o cozimento for no tempo certo então...
Esta receita pode ser feita com salmão em cubos ou com o filé inteiro (um "lado") do salmão.
Esta receita pode ser feita com salmão em cubos ou com o filé inteiro (um "lado") do salmão.
Ingredientes:
- 1 kg de Filé de Salmão (inteiro ou cortado em pedações retangulares - 10 cm x 10 cm é um ótimo tamanho)
- 1 molho "grande" de Cebolinha Verde (se puder usar a Ciboulette, melhor) - não economize neste ingrediente.
- 2 ou 3 colheres de sopa de Manteiga amolecida (pode ser Azeite, sem nenhum problema)
- 1 colher de Farinha de Trigo Branca
- Sal a gosto
O modo de preparo é simples:
Coloque o forno para esquentar na maior temperatura que ele tiver (o meu vai a 240º).
Pique a Cebolinha e a misture com a Manteiga e com a Farinha. Faça uma pasta. Se ficar muito seca, acrescente mais gordura (Manteiga ou Azeite).
Coloque o Salmão em uma assadeira, coloque o Sal a gosto. Agora é só dividir a pasta de Cebolinha, de forma igual, entre todos os pedaços (ou simplesmente espalhe, se for no filé inteiro).
Pronto, é só colocar a assadeira no forno bem quente. Em uns 20 ou 30 minutos o peixe estará pronto. Por favor, não deixe o salmão secar...peixe seco é o mesmo que churrasco passado. Assim que o peixe perder sua transparência (ou seja, quando ele ficar opaco), ele estará pronto.
Mas se você é um entusiasta do Salmão, apreciará o peixe ainda mais se ele estiver translúcido (com o centro ainda rosado). É neste ponto que eu e minha esposa gostamos deste prato.
Por isso a temperatura do forno é importante, ele deve "grelhar" a parte de fora sem comprometer o interior do peixe. Se o forno estiver em temperatura baixa, ele "cozinhará" o peixe. E neste caso, metade do sabor e da textura estarão perdidos.
Se for utilizar o Salmão em pedaços, tire a pele.
Se for utilizar o filé inteiro do Salmão, pode deixar a pele (mesmo que tenha escamas), mas acrescente um bom punhado de Sal Grosso na assadeira antes de colocar o Salmão (faça um cama com o Sal Grosso). Isto fara a pele desgrudar da carne do Salmão, o que facilitará na hora de servir (desde que você use uma espátula).
Sirva com qualquer acompanhamento que quiser. Um bom purê de batatas rústico (feito com manteiga, por favor...) ou uma porção de ervilhas tortas grelhadas na frigideira...ficará ótimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ler post e comentar...valeu!